sábado, 21 de junho de 2008

Ainda há Tempo!

Prólogo:

Vasculhando textos perdidos, encontrei esta resenha, ainda inédita sobre um evento bem especial. Não poderia deixá-la de lado, natimorta. Espero que gostem!

Cadê a Corneta?!?


Quando você ouve falar “Grupo Vocal” a primeira coisa que lhe vem na cabeça é: “Tédio...” ? Bom, você pode acertar algumas vezes, mas não quando falamos do grupo Vocal Tempo, de Cuba. Nessa hora você está 100% enganado.

Graças a exemplar iniciativa do SESC e da Fundação Cultural de Umuarama, pudemos ter o privilégio de apreciar, nesta sexta-feira, 25 de Abril, no Centro Cultural Schubert (lotadíssimo), o espetáculo vocal de nossos hermanos cubanos. Com um repertório composto em sua maior parte de música latina (bolero, mambo, cha-cha-cha...) e algo das big bands norte-americanas dos anos 50, o grupo fez um show excelente, diferente e animado.

Exclusivamente munidos dos vocais, eles reproduzem o som de todos os outros instrumentos, como percussão, contra-baixo, trompete, corneta, guitarra e tudo mais o que for preciso para reproduzir as músicas, além, é claro, dos vocais cantados normalmente. A afinação das vozes e a proximidade do som que imitam com o timbre original dos instrumentos é surpreendente.

O grupo Vocal Tempo existe desde 1998, quando seus seis integrantes (os mesmos até hoje) cursavam a faculdade de música em Cuba. Uma das disciplinas do curso, desenvolvia essa técnica de usar a boca para imitar os sons de instrumentos musicais. Adotaram e desenvolveram a idéia e hoje são os melhores do mundo neste ramo. O grupo já acumula centenas de apresentações pelas Américas e Europa, e estarão pelo Brasil apenas durante o mês de Abril, com apresentações quase que diárias em diversas cidades. Portanto, quem perdeu, perdeu bonito! Sobraram os Youtubes da vida pra matar a lombriga, ou a saudade pra quem conferiu.


"Yo Quiero Mambo!"

Mais informações: www.vocaltempo.com

0 comentários: