quinta-feira, 18 de junho de 2009

O Tremendão faz aniversário e o Rock ganha presente!


Em 2009 o Rock, estilo musical que inegavelmente revolucionou o mundo, faz 55 anos de idade. No dia 05 de junho, Erasmo Carlos, o Tremendão, completou 68 anos de idade, dos quais 49 foram dedicados ao rock. Desde os tempos da inesquecível Jovem Guarda e do Iê-iê-iê, através dos anos 70, até os dias de hoje, Erasmo ajudou a definir a cara do rock nacional e sempre manteve seu estilo despojado e sincero de fazer música, e não há nada mais roquenrol que isso.

E exatamente no dia de seu aniversário, o Tremendão lançou seu novo álbum batizado de Erasmo Rock ''n'' Roll Carlos (e não há dúvidas de que ele pode usar “rock and roll” como sobrenome). O disco contem 12 faixas inéditas, de um rock puro e sincero, sem frescuras, como o rock deve ser. Nesse disco Nando Reis, Nelson Motta e Chico Amaral assinam, cada um, duas canções como parceiros de Erasmo. Liminha, produtor do disco, além de tocar em todas as faixas, também assina como parceiro na divertida canção Celebridade, que também conta com a bateria de João Barone, dos Paralamas do Sucesso.

Variando entre roques tradicionais e boas baladas românticas, Erasmo se mostra bastante seguro de seu trabalho e de sua sonoridade. Apesar de não inovar no formato “rock tradicional”, já ganha muitos pontos por ser um disco de músicas inéditas, coisa que muitos dos seus contemporâneos há tempos não fazem mais. Além do mais, nota-se que o disco foi feito com muito capricho, com timbres de responsa; ele agrada aos ouvidos e, certamente será ouvido e reouvido por muitas vezes ainda aqui na minha vitrola.

Como se não bastasse o lançamento de um ótimo disco de rock, Erasmo Carlos também está preparando um livro. Não seria uma biografia, mas uma coletânea de causos que envolvem sua família e amigos próximos. Roberto, Wanderléa, Milton Nascimento, Caetano Veloso... "O mais importante não sou eu nem qualquer outro personagem, mas a piada do final. Todos os contos terminam com uma piada", diz. "Enquanto ela não chega, vou contando coisas da minha vida."

Uma bela vida roqueira que se reflete no disco. Um Erasmo que não deixa o tempo ditar as regras, que é o senhor de sua vida; que acredita em suas canções, cuja qualidade fora forjada em todos esses anos, crescendo e evoluindo, dia após dia com o Rock.

Para ouvir a íntegra do Erasmo Rock ''n'' Roll Carlos, no site oficial do Tremendão.





1 comentários:

Rafael A. F. Zanatta disse...

Culturanja é a salvação cultural. Por favor, continuem firme nesse projeto, nós precisamos de vocês.