sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Página publicada originalmente no Jornal Umuarama Ilustrado, de Umuarama, Paraná, no dia 25 de Outubro de 2009. Para ler as edições da antiga Cultura & Arte, clique aqui.

Angela Russi Frasquete :
- Inside [com foto de Thiago Casoni]

Caroline Guimarães Gil :
- Suspiro Roxo : a lágrima que não cai.

Tiago Knoll Inforzato :
- FEITU - Feito para participar (Festival Intercampi de Talentos Universitários)


segunda-feira, 26 de outubro de 2009

E afinal, qualé a do Culturanja?

Os dissidentes dos Power Rangers, Bruno, Lobão e Nevilton se juntam numa nova força, o Culturanja.


Pois é, ainda envolvido nos arquivos culturânjicos, encontrei desta vez uma entrevista que os adoráveis Culturanjers deram para a sessão Ponto de Vista da página Qual é a Sua?, de Achiles Delari Junior, no jornal umuaramense A Tribuna do Povo. A entrevista foi publicada no dia 13 de abril de 2008 e está aí embaixo, do jeitinho que saiu no jornal, o que inclui a foto com o grande Sócrates, essa arte psicodélica do Nevilton e alguns lances subliminares marotos. Uh-lalá!

Ponto de Vista:




O Grupo Culturanja vem tomando iniciativas interessantes no campo da cultura em nossa cidade, como seu blog, publicação de artigo no Espaço do Leitor d’A Tribuna e sua "literatura de bolso". Além disso, participou na Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, defendendo uma “ideologia do bom humor” e da “participação”, sem postura política definida.




Qualé?: Como e quando surgiu o grupo Culturanja, quem o compõe, e quais os seus objetivos?

Culturanja: Surgiu da necessidade de um meio para publicarmos o que vínhamos produzindo, com isso acabaríamos incentivando outras pessoas a tentarem fazer o mesmo e no final teríamos mais manifestações artísticas e culturais na cidade. O grupo é composto por Nevilton de Alencar, Tiago Inforzato, Bruno Peguim e outros amigos interessados em se expressar.


Qualé?: Quais as atividades ou táticas atuais do grupo no sentido de cumprir com os seus objetivos?

Culturanja: Temos um site com resenhas e contos, abrangendo vários temas, e a versão impressa, em formato de “leitura de bolso”, que distribuímos nas ruas e em eventos culturais da cidade.


Qualé?:Qual foi a participação do Culturanja na Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude e qual tendência política e ideológica vocês defenderam lá?

Culturanja:
Distribuímos um manifesto que, além de parabenizar os que participavam, incentivava as pessoas a serem ativas, a continuarem com aquelas práticas de pensar, planejar, debater, votar e mudar o estereótipo de “brasileiro acomodado”. A ideologia é a do “bom humor”, insistindo em lembrar as pessoas que há coisas para se votar e participar, que são mais importantes que o “paredão do Big Brother”.


"Nevilton, Sócrates, Tiago e Bruno."

Qualé?: Diz-se que “a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte” e concordamos. Mas o que vocês pensam dos que omitem que comer é essencial e falam como se pudéssemos viver só de discursos?

Culturanja:
Pois é, acreditamos que eles têm o direito de pensar o que bem entenderem, desde que não atrapalhem os que estão fazendo algo concreto para melhorar suas vidas.


Qualé?: O que mais, de interesse de vocês, poderia ser acrescentado ao que foi dito antes?

Culturanja:
Gostaríamos de agradecer ao espaço do “Qual é a sua?”, que também está divulgando o que se produz localmente, colaborando assim com a movimentação artistica e cultural de Umuarama e região.


Qualé?: Poderiam deixar referências para o leitor estabelecer contato?

Culturanja:
S.I.M.! Temos o www.culturanja.blogspot.com, o e-mail: culturanja@gmail.com e a versão impressa, distribuída nas ruas, bares e aglomerações culturais mais próximas de você!


Ps: Vejam quando essa história começou, clique aqui.


sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Culturanja, 18 de Outubro de 2009.

Página publicada originalmente no Jornal Umuarama Ilustrado, de Umuarama, Paraná, no dia 18 de Outubro de 2009. Para ler as edições da antiga Cultura & Arte, clique aqui.

Angela Russi Frasquete :
- Lugar Comum

Caroline Guimarães Gil :
- Caçador e/ou Caça

Tiago Knoll Inforzato :
- Em Segredo

Thiago Calixto
:
- O Homem à Espera de um Milagre

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Culturanja na História


Percorrendo os imensos corredores dos arquivos "culturânjicos" me deparei com este texto escrito em conjunto, nas primeiras horas da madrugada do dia 27 de Fevereiro de 2008, pelos culturanjers do Paleolítico: Tiago Inforzato (que vos escreve), Bruno Peguim e Nevilton de Alencar .

Naqueles dias, para ser mais exato 26 e 27 de Fevereiro, acontecia em Umuarama a 1ª Conferência Municipal da Juventude. O evento elegeria os representantes da juventude umuaramense para o Conselho Municipal da Juventude, que atuaria em conjunto com a Administração Municipal nas questões referentes às políticas públicas para os jovens do município.

Inspirados pela movimentação da geralmente apática juventude da cidade (o que ainda não mudou muito), nós saímos do primeiro dia do evento e, após criativa discussão filosófica noturna (vide foto acima), redigimos este manifesto que foi entregue, no dia seguinte, a todos os participantes e autoridades lá presentes.

Os representantes jovens foram eleitos e depois não soube mais de nada do tal Conselho. Mas o texto tá aí, mais uma parte da nossa história de agitadores sociais! :cD


Nevilton, Bruno, Tiago e John. Sempre agitando a juventude!


S.I.M., nós temos "pedigrí" !

Em dias como esse é que podemos ter satisfação em ver brasileiros preocupados em mudar a situação do país, que podemos ver umuaramenses preocupados em desbancar a velha ladainha de que “santo de casa não faz milagre”, que podemos ver jovens preocupados em acabar com aquela história de que “política é coisa para gente grande”! Jovens deixando de lado a “gambiarra”, o imediatismo inconsequente, participando a tomar atitudes plausíveis hoje, para garantir um futuro digno (de verdade!).

Nos anos 50, por ocasião da derrota para o Uruguai na final da copa, o dramaturgo Nelson Rodrigues cunhou o termo “complexo de vira-lata” se referindo “a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo”. No entanto, esta expressão é muito mais abrangente, chegando a ser objeto de estudos sociológiocos que analisam profundamente o comportamento do brasileiro. Apresentamos aqui, a visão esclarecedora do sociólogo Humberto Mariotti sobre o brasileiro e essa sua alcunha:

Na análise efetuada por Humberto Mariotti, o brasileiro, por ainda não ter atingido o estágio de knowledge worker (trabalhador dotado de conhecimento) preconizado na década de 1950 por Peter Drucker (no qual o trabalhador domina o conhecimento e se torna menos suscetível aos efeitos devastadores do desemprego), contenta-se com pouco e sente-se satisfeito quando recebe alguma atenção por parte das autoridades. Esta auto-desqualificação já teria atravessado o Atlântico e chegado a Portugal, onde, segundo Mariotti, trabalhador brasileiro é sinônimo de garçom ou peão de construção civil. Nossa única profissão exportável, mesmo assim não qualificada pela educação formal é, como todos sabem, a de futebolista.

Para Mariotti, vencer este complexo de inferioridade, reforçado pelos sucessivos escândalos de corrupção nos quais o governo brasileiro esteve envolvido nos últimos anos, só poderá ser satisfatoriamente resolvido através da educação. Todavia, contrariamente a outros, não encara a raiz do problema num alegado deslumbramento brasileiro perante a cultura estrangeira (francesa até as primeiras décadas do século XX e estadunidense daí em diante). Para Mariotti, a baixa auto-estima nacional provocaria uma reação contrária, de supervalorização da cultura nacional, que se encapsularia em si mesma, e rejeitaria o que vem de fora: “No Brasil, e não só aqui, o nacionalismo cultural inclui a aversão à leitura, e sobretudo àquilo que muitos consideram a mais execrável de todas as atividades: pensar, refletir e discutir idéias com outros também dispostos a fazer isso.”

Mariotti conclui afirmando: “Como todo reducionismo, esse também produz resultados obscurantistas. Essa limitação nos leva, por exemplo, a imitar o que a cultura americana tem de pior (a massificação, a competição predatória, o imediatismo) e a não procurar aprender e praticar o que ela tem de melhor (a pontualidade, a objetividade, a pouca burocracia).”

Ficam aqui nossos parabéns a você que esteve presente na 1ª Conferência Municipal da Juventude e que demonstrou o interesse em mudar, dando o primeiro passo em busca de transformar discurso em ação.

Culturanja.
*site mantido por jovens que se preocupam com a produção cultural.


Ps: Nosso manifesto foi publicado n'A Tribuna do Povo, no sábado após o evento (01 de Março de 2008) e gerou esse artigo do Achiles Delari Jr. como respota. Leia e tenha suas próprias conclusões.

PS2: Acompanhem os desdobramentos dessa história e mais algumas "fotos de arquivo" aqui.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Culturanja, 11 de Outubro de 2009.

Página publicada originalmente no Jornal Umuarama Ilustrado, de Umuarama, Paraná, no dia 11 de Outubro de 2009. Para ler as edições da antiga Cultura & Arte, clique aqui.

Angela Russi Frasquete :
- Asas

Caroline Guimarães Gil :
- Visão mecanicista disfarçada de nova teoria? Pane no Sistema!

Tiago Knoll Inforzato :
- Se não tê-las, como sabê-las? [Dança; Espetáculo Rito de Passagem da Companhia Indio.com]

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Culturanja, 04 de Outubro de 2009.

Página publicada originalmente no Jornal Umuarama Ilustrado, de Umuarama, Paraná, no dia 04 de Outubro de 2009. Para ler as edições da antiga Cultura & Arte, clique aqui.

Caroline Guimarães Gil :
- De Uma Asa Só [Poesia]

Tiago Knoll Inforzato :
- Quarteto Mousikê: boa notícia! ótima música! [Música]
- SESC Umuarama Apresenta: Feira do Livro 2009 [Literatura]

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Culturanja, 27 de Setembro de 2009.

Página publicada originalmente no Jornal Umuarama Ilustrado, de Umuarama, Paraná, no dia 27 de Setembro de 2009. Para ler as edições da antiga Cultura & Arte, clique aqui.

Thiago Calixto
:

- Quando Cerro os Olhos [Poesia]

Caroline Guimarães Gil :
- Linha de Passe: A mudança inicia-se pela sutileza dos detalhes. [Cinema]

Angela Frasquete :
- O Momento Exato.

Tiago Knoll Inforzato :
- "É ferro na boneca. É no gogó, neném!" [Música, Novos Baianos, Nevilton]